Ao volante do híbrido do ano 2022 em Portugal

| Revista ACP

Lançado em 1999 como um compacto o Toyota Yaris é agora também um crossover.

@video=Mc4J-iZSgf0

Recorre à plataforma do Yaris, um pouco mais elevado, com mais 2,5 cm, mostra-se bastante mais alto, tendo no entanto os elementos de design do Yaris, mas bem mais robusto.

O design lateral está bastante bem conseguido, com o ar musculado nas proteções das cavas das rodas em plástico preto e barras de tejadilho. Na traseira o farolim é visivelmente bastante agradável e forma uma espécie de prateleira. Os modelos mais completos equipam portão automático e a bagageira tem quase 400 litros de capacidade, o que é bastante prático, mas ligeiramente mais pequena que modelos como o Ford Puma ou o VW T-Cross.

O Interior é idêntico ao do Yaris, com alguns plásticos duros, embora apropriado para o tipo de carro que é, com materiais resistentes ao uso e ao tempo, como a Toyota nos habituou. A posição de condução é bastante mais alta que a do Yaris e ainda podemos subir mais o banco, com o volante ajustável em altura e profundidade. O ecrã de infotainemt tem ligação a iPhone e androide e podemos espelhar o nosso telemóvel no ecrã, com gráficos aceitáveis. Relativamente ao painel de instrumentos, é digital e bastante amplo, fácil de interpretar e conta com alguns elementos analógicos.

Existem, suportes para garrafas de água nas portas e na consola central. O porta luvas não tem grandes dimensões mas é o suficiente para guardar documentos ou alguns objetos. Na traseira o acesso aos bancos é facilitado pela abertura da porta e o espaçado de joelhos é aceitável, tal como a altura para a cabeça.

Os preços em Portugal começam nos 22 mil euros mas o modelo ensaiado está próximo dos 30 mil euros. Em mais de 500km percorridos com esta versão a média rondou os 4 litros, com uma boa gestão do sistema híbrido, e uma nota geral bastante positiva.

scroll up