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Ao Volante do Mercedes EQS

| Revista ACP

Estivemos ao volante do Mercedes EQS, a versão 100% elétrica do Classe S.

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Trata-se de um verdadeiro Classe S totalmente elétrico, onde o luxo e a tecnologia estão permanentemente de mãos dadas. A condução autónoma sobe ao nível três, a inteligência artificial é uma realidade e reflete-se num ecrã gigante “Hyperscreen” que domina o interior do novo EQS. Para a Mercedes-Benz este é um importante ponto de viragem.

Embora o EQS pertença à mesma família do novo Classe S, o modelo tem um design próprio de veículo totalmente elétrico. Com linhas de estilo coupé a formar um arco e o habitáculo avançado como um fastback, o EQS distingue-se claramente dos modelos equipados com motor de combustão, mesmo à primeira vista. Na qualidade de veículo excecionalmente inteligente, o EQS integra até 350 sensores, em função do equipamento. Estes registam as distâncias, as velocidades e acelerações, as condições de iluminação, a precipitação e as temperaturas, a ocupação dos bancos bem como os movimentos das pálpebras do condutor ou a linguagem dos passageiros.

 

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O EQS é o primeiro modelo a receber a arquitetura modular dos veículos elétricos dos segmentos de luxo e executivo. Ao combinar tecnologia, design, funcionalidade e conectividade, o EQS apela quer a condutores quer passageiros. A versão 450+ tem tração traseira, 245 cavalos e um binário de 568 Nm. A velocidade máxima está limitada aos 210 km/hora e demora 6,2 segundos a acelerar dos 0 aos 100 km/hora.

Já o EQS 580 4Matic conta com tração integral, 385 cavalos de potência e uns ofuscantes 855 Nm de binário. A velocidade máxima continua limitada aos 210 Km/hora, mas a aceleração dos 0 aos 100 km/hora é cumprida em apenas 4,3 segundos, o que, para um automóvel com estas características, não deixa de ser impressionante.

Todas as versões do modelo EQS estão equipadas tração no eixo traseiro, sendo que as de tração integral também contam com potencia nas rodas da frente. O modelo assinala também o lançamento de uma nova geração de baterias com uma densidade de energia significativamente superior. A maior das duas baterias tem uma capacidade de armazenamento de energia útil de 107.8 kWh. Isso significa cerca de 26% mais do que o EQC. A autonomia do EQS pode alcançar os 770 km e para recarregar para cerca de 300 km precisa apenas de 15 minutos.

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