A nova geração do Countryman conta com versões eletrificadas muito interessantes, mas este topo de gama é apenas a gasolina. O design sofreu grandes alterações, mas o modelo é rapidamente identificado como um Mini porque conta com as linhas e apontamentos tradicionais da marca britânica. O novo MINI Countryman John Cooper Works ganha ainda mais destaque por causa de todos os detalhes que tornam desportivo. Na frente o para-choques possui várias entradas de ar exclusivas desta versão, necessárias para refrigeração do motor, bem como a grelha recortada que relembra uma bandeira de xadrez e nos garante mais uma vez que de aquele é um verdadeiro desportivo. As jantes são de 19 ou 20 polegadas e as pinças de travão em vermelho ganham vida uma vez que a cor predominante do modelo é o preto.
O Countryman cresceu ligeiramente e esses centímetros extra mostram-se fundamentais quando entramos no seu habitáculo. A sensação de espaço é evidente, ainda mais quando nos apercebemos do design minimalista do interior. O tablier é marcado por um contraste entre o preto e o vermelho e apresenta um tecido sintético reciclado que se encontra presente em outros painéis. Os bancos apesar de desportivos e apoiarem bem o condutor conseguem manter o conforto em viagens longas, mesmo na traseira onde se conseguem sentar três adultos, um grande ponto a seu favor.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Quanto ao motor o novo MINI Countryman John Cooper Works utiliza um bloco de 2.0 litros turbo a gasolina de quatro cilindros que lhe rende 300 cv de potencia e 400 Nm de binário. No modo de condução go-kart, que é escolhido no novo botão MINI Experience Modes, o modelo entrega toda a sua potencia e amplificar o ruído do motor dentro do habitáculo.
Graças a estes números, que são geridos por uma caixa automática (as caixas manuais foram extintas de toda a gama MINI) de sete velocidades e enviados às quatro rodas através do sistema ALL4 da MINI, o novo Countryman JCW é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,4s e de atingir os 250 km/h de velocidade máxima. Os consumos com uma condução mista e despreocupada rondam os 8 litros a cada 100 km percorridos.
O novo MINI Countryman John Cooper Works resulta num modelo prático por ser um SUV e espaçoso para o dia a dia com a família que não esquece quem realmente gosta de automóveis. Em Portugal o preço deste modelo inicia-se nos 60 600 euros.