Volkswagen Amarok regressa a Portugal

| Revista ACP

Apresentada pela primeira vez em 2011 esta pick-up premium está de volta ao mercado europeu com mais argumentos.

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Com mais de 830.000 mil unidades vendidas da primeira geração Amarok na Europa, Austrália, Nova Zelândia, África, Norte da Ásia e América do Sul e Central. Agora surge a segunda geração. Aliada a uma enorme versatilidade este modelo contou desde início com um fator decisivo para o sucesso, um design muito apelativo.

Agora mede 5 metros e 35 cm, e o desenho geral lembra a primeira geração com um visual vencedor. Apesar de ser uma pick-up agradável ao olhar ela também é competente no mundo do todo terreno. Os ângulos de ataque são agressivos e permitem boas entradas e saídas em valas ou buracos, normal numa utilização agrícola, tal como o ângulo de inclinação lateral que pode chegar aos 29º, menos que a geração anterior, mas ainda assim um número de respeito. Outro elemento interessante e inovador é o facto de o modelo poder rebocar agora até 3500kg, a carga máxima permitida por lei, um número difícil de atingir. Vem equipada de série com faróis LED mesmo na versão mais básica, versões de trabalho, o que demonstra preocupação com o utilizador e também contribui para a afirmação do modelo como pick-up premium. A caixa de carga é ampla e foi desenhada para receber uma Europalete com dimensões 1200x800 mm, um elemento fundamental.

O interior é surpreendente e contrasta com o visual todo terreno do exterior. O habitáculo é apresenta materiais de boa qualidade e atenção do detalhe. Não existem dúvidas de que esta é uma pick-up premium. O painel de instrumentos é totalmente digital e fornece todas as informações necessárias ao condutor. O volante é um multifunções que permite desde atender chamadas telefónicas até alterar a velocidade do cruise control. Os bancos foram uma surpresa agradável com um bom nível de conforto, mesmo nos lugares traseiros, já que esta pode transportar cinco ocupantes. O ecrã de infoentretenimento touch, um ar condicionado inteligente, vários assistentes a condução, bancos aquecidos são fatores que aumentam o níveo de conforto da nova Amarok.

Existem três motores Diesel sobrealimentados foram desenvolvidos para o novo Amarok. A gama começa com o bloco de 2.0 litros TDI de quatro cilindros com 170 cv. Sendo que existe ainda uma versão deste mesmo bloco com 204 cv com a diferença que recorre a dois turbos para conseguir ganhar alguns cavalos extra. O topo de gama recebe o bloco de seis cilindros TDI V6 com 3.0 litros de cilindrada que produz uma potência de 241 cv.

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Uma das grandes novidades da Amarok é a nova caixa automática de 10 velocidades com e-shifter de tecnologia by wire. Para a versão de 204 cv, esta transmissão automática estará disponível como opção, sendo de série na versão V6 3.0 de 241 cv. A nova caixa automática de 10 velocidades substitui a transmissão automática de 8 velocidades do modelo anterior. Além disso, estará disponível uma transmissão manual de 6 velocidades para os motores de 170 e 204 cv.

Em Portugal, o Amarok será proposto de série com tração integral (4MOTION)., selecionável com base na situação. A tecnologia do sistema de tração assegura que o novo Amarok é capaz de dominar qualquer terreno.

O modelo é produzido na África do Sul e por isso o seu período de entrega demora entre oito a dez meses após encomenda. Quanto aos preços em Portugal a versão base destinada a empresas, com jantes em ferro mais práticas para trabalho, começam nos 36 mil euros. As versões normais para iniciam-se já quase nos 46 mil euros podendo ultrapassar os 80 mil euros nas versões topo de gama.

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