O 296 GTB é a mais recente evolução da berlinetta de dois lugares com motor central traseiro da casa de Maranello. O 296 GTB redefine todo o conceito de diversão ao volante, garantindo emoções puras não apenas ao levar o carro ao limite, mas também nas situações de direção do dia-a-dia.
O 296 GTB inaugura uma verdadeira revolução para a Ferrari ao apresentar um novo tipo de motor para flanquear as unidades de potência de 8 e 12 cilindros premiadas da marca: um novo V6 de 120°, a debitar 663 cv, tendo acoplado um motor elétrico capaz de fornecer mais 122 kW (167 cv). Este é o primeiro motor de 6 cilindros instalado num carro de estrada com o emblema do Cavallino Rampante. Com uma potência total de 830 cv, este novo modelo fornece níveis de desempenho muito elevados e um som inovador, estimulante e único.
O nome do carro, que combina sua cilindrada total (2992 l) e número de cilindros, foi escolhido com a adição da sigla GTB (Gran Turismo Berlinetta) e está na melhor tradição da Ferrari, com o objetivo de enfatizar a importância deste novo motor para a casa de Maranello. Não é simplesmente o coração vivo e pulsante do 296 GTB, mas também inaugura uma nova era do V6 que tem suas raízes profundas na experiência incomparável de mais de 70 anos da Ferrari no desporto motorizado.
O primeiro Ferrari V6 apresentava uma arquitetura de 65° e foi estreado no Dino 156 F2, um monolugar de 1500 cc apresentado em 1957. Essa inovação foi seguida em 1958 por versões de maior cilindrada nos protótipos desportivos com motor dianteiro - o 196 S e o 296 S - e carros de F1, como o 246 F1 que levou Mike Hawthorn ao título do Campeonato de Pilotos de F1 no mesmo ano.
O primeiro Ferrari a ostentar um V6 com montagem central traseira foi o 246 SP em 1961, que venceu o Targa Florio naquele mesmo ano e em 1962, entre muitos outros. Também em 1961, a Ferrari garantiu seu primeiro título de Construtores no Campeonato Mundial de Fórmula 1 com o 156 F1, que era equipado com um V6 120 °. A Ferrari instalou pela primeira vez turbos entre as margens do cilindro do motor no 126 CK em 1981 e posteriormente no 126 C2 em 1982, que se tornou o primeiro carro com turbo a ganhar o título do Campeonato Mundial de Construtores de Fórmula 1. Este foi seguido por um segundo título em 1983 com o 126 C3. Por último, a arquitetura V6 turbo híbrida tem sido usada em todos os monopostos de Fórmula 1 desde 2014.
O sistema plug-in híbrido (PHEV) do 296 GTB garante que é um carro incrivelmente utilizável nas mais variadas situações, além de reduzir os tempos de resposta do pedal para zero e fornecer um alcance de 25 km no modo eDrive (totalmente elétrico). As dimensões compactas do carro e a introdução de sistemas de controle dinâmico inovadores, bem como o registo aerodinâmico meticulosamente estudado, garantem uma surpreendente agilidade e capacidade de resposta aos comandos. O seu design desportivo e sinuoso e as dimensões extremamente compactas também sublinham visualmente a sua modernidade excepcional, referenciando de forma brilhante modelos como o 250 LM 1963, o casamento perfeito entre simplicidade e funcionalidade.
Como foi o caso com o SF90 Stradale, para clientes que desejam explorar a extrema potência e desempenho do carro ao máximo, especialmente na pista, o 296 GTB também está disponível com o pacote Assetto Fiorano, que inclui recursos leves e modificações aerodinâmicas.