A Audi continua a revolucionar a sua gama, e depois dos Q6 e-tron e A5, a marca de Ingolstadt acaba de revelar a nova geração do Audi A6 e-tron.
Recorde-se que para diferenciar os modelos elétricos dos de combustão interna a os modelos 100% elétricos da Audi têm um número par junto das letra “A” ou “Q” enquanto os modelos a combustão adotam um número ímpar.
Tendo isto em conta, o novo Audi A6 e-tron surge como uma proposta 100% elétrica, estando disponível com duas carroçarias, Sportback e Avant (carrinha).
Assente na mesma plataforma que serve de base ao Q6 e-tron, a PPE (Premium Platform Electric), o novo A6 e-tron adota a linguagem visual comum aos modelos da Audi, sendo a grande novidade a adoção dos opcionais espelhos retrovisores exteriores com câmaras.
Já o interior é praticamente igual ao que encontramos no Q6 e-tron. Desta forma, os maiores destaques são os ecrãs curvos no painel de instrumentos, com 11,9”, e central, com 14,5” e o opcional ecrã de 10,9’’ em frente ao passageiro.
Inicialmente o novo A6 e-tron estará disponível com apenas dois níveis de potência. Na versão base temos um motor elétrico, tração traseira e 367 cv (270 kW).
Já na versão mais desportiva, o S6 e-tron, o modelo alemão recorre a dois motores elétricos, tem tração integral e 503 cv (370 kW) que, no modo launch control, chegam aos 551 cv (405 kW).
Ambas as versões contam com uma bateria de 100 kWh de capacidade. Na variante menos potente permite até 756 km de autonomia. Já no S6 e-tron esta fixa-se nos 675 km.
Chegada a hora de a recarregar, a bateria do A6 e-tron pode ser carregada até uma potência de 270 kW (corrente contínua, DC) ou até 11 kW (corrente alternada, AC).
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Ainda sem uma data concreta para o seu lançamento, o Audi A6 e-tron deverá chegar ao mercado ainda antes do final do ano. Os seus preços não foram ainda divulgados.