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GTD é o Mustang mais radical de sempre

| Revista ACP

Inspirado no mundo da competição, o GTD é o Mustang de estrada mais potente de sempre.

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Há muito usada para designar as versões mais desportivas do Volkswagen Golf equipado com motor Diesel, a sigla GTD é agora usada pela Ford no Mustang mais radical de sempre. Apesar de ser pensado para as pistas, o Ford Mustang GTD pode ser usado na via pública.

Tendo tudo isto em conta, é sem surpresa que não só vemos o Mustang GTD apresentar-se como um rival natural de propostas como o Porsche 911 GT3 RS como vemos a marca norte-americana apontar para um tempo no mítico Nürburgring Nordschleife abaixo dos sete minutos.

Para conseguir cumprir com tudo isso, o GTD não tem praticamente nada em comum com as versões “normais”. Segundo a Ford na sua base esteve o protótipo do Mustang GT3 com que a marca vai disputar as 24 Horas de Le Mans em 2024.

 

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Assim, a animar o Mustang GTD encontra-se um V8 com 5.2 l de capacidade especialmente desenvolvido para si. Com um compressor volumétrico e um escape em titânio, este motor é capaz de acelerar até às 7500 rpm, debita mais de 800 cv.

Já a transmissão está a cargo de uma caixa automática de dupla embraiagem de oito relações que, por estar montada na traseira (em posição transaxle), permite uma distribuição de peso perfeita: 50/50. O único senão é que para transferir para a traseira a bagageira desapareceu, passando a alojar não só a caixa de velocidades como o sistema de refrigeração.

Como seria de esperar num modelo focado no desempenho em pista, o Mustang GTD foi alvo de profundos melhoramentos ao nível da suspensão e da travagem. Começando pela segunda, há a destacar os travões carbocerâmicos da Brembo.

Já no campo das “ligações ao solo”, o Mustang GTD começou por receber jantes de 20’’. Contudo, é a suspensão que dá mais que falar. Totalmente refeita na dianteira, na traseira adota um sistema pushrod inspirado no mundo da competição.

Como se tudo isto não bastasse, a suspensão do Mustang GTD é semi-ativa, contando até com um modo especialmente pensado para ser usado em pista que permite reduzir a altura ao solo em 40 mm.

Apesar de as performances do Mustang GTD ainda serem desconhecidas, todos os dados já divulgados antecipam números impressionantes. Igualmente impressionante é o preço pedido pelo Ford Mustang GTD nos EUA: 300 mil dólares, cerca de 276 mil euros, o valor mais alto alguma vez pedido por um Mustang.

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