Mitsubishi Outlander PHEV regressa com argumentos reforçados

| Revista ACP

Quarta geração do SUV japonês quer recriar o sucesso dos seus antecessores e é “arma” para nova aposta da marca no continente.

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Um dos pioneiros entre os SUV híbridos plug-in, o Mitsubishi Outlander PHEV é um dos best-seller da marca nipónica na Europa nos últimos anos. Afinal de contas, desde 2013 venderam-se mais de 200 mil unidades deste SUV.

Por tudo isto, a nova geração chega com ambições elevadas, mas também com grandes responsabilidades num segmento que hoje tem muito mais concorrentes.

Visualmente o modelo não esconde as suas origens, contando com todos os elementos visuais normalmente associados às propostas da Mitsubishi, em particular com a assinatura “Dynamic Shield” na secção dianteira. Já as jantes de 18 ou 20’’ garantem que não passa despercebido.

No interior a ergonomia surge em alta, com a Mitsubishi a apostar numa mistura ente a sofisticação dos ecrãs (ambos com 12,3’’, um para painel de instrumentos, outro central) com a facilidade de utilização dos comandos físicos, por exemplo, para a ventilação.

Ainda a bordo do novo Outlander PHEV, destaque para o sistema de som desenvolvido em parceria com a Yamaha, para a grande luminosidade conferida pelo teto panorâmico com 928 mm de comprimento e 702 mm de largura e para a bagageira com 495 litros de capacidade.

Quanto à motorização, o novo Mitsubishi Outlander PHEV tira proveito da larga experiência da marca japonesa no campo dos híbridos plug-in.

O sistema combina um eficiente motor a gasolina de quatro cilindros, dois motores elétricos e uma bateria de iões de lítio. Com 22,7 kWh de capacidade, esta permite conduzir em modo 100% elétrico durante 87 km.

O motor elétrico montado na dianteira produz 116 cv (85 kW) e 255 Nm, enquanto a unidade traseira 136 cv (100 kW) e 195 Nm. Quanto ao motor a combustão, trata-se uma versão melhorada daquele que equipava a anterior geração.

Assim sendo, o Outlander PHEV conta com um 2.4 l a gasolina com 136 cv (100 kW) e 203 Nm que recorre agora a um sistema de recirculação de gases de escape, canais de refrigeração expandidos e um coletor de escape integrado para aumentar a eficiência de combustível e a performance.

O resultado da conjugação dos motores elétricos com o de combustão é uma potência combinada de 302 cv (225 kW), emissões de 18 g/km, consumos anunciados de 0,8 l/100 km e uma autonomia total de 844 km.

Com três modos de condução (Modo EV; Modo Híbrido e Modo Híbrido Paralelo), o Outlander PHEV conta ainda com outro argumento de “peso”, o sistema de tração integral S-AWC (Super All Wheel Control).


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Este visa maximizar a tração independentemente da situação e oferece sete modos — Normal; Eco; Power; Asfalto; Gravilha: Neve e Lama.

Com chegada ao mercado nacional prevista para março de 2025, o novo Mitsubishi Outlander PHEV não viu ainda revelados os seus preços.

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