O modelo segue a tradição de sucesso da Opel em carrinhas compactas, iniciada há quase 60 anos com o Kadett Caravan, o primeiro modelo nesta classe lançado por uma marca alemã. Assume as linhas do já conhecido Astra que conseguiram conquistar o público de imediato pois está mais atraente e desportivo que nunca.
Relativamente ao motor estará disponível com opções a gasolina e gasóleo de elevada eficiência. Nestas versões, a potência varia entre 110 cv e 130 cv, podendo ir até 225 cv nas versões híbridas ‘plug-in’. Estão equipadas de série com caixa manual de seis velocidades, estando disponível, em opção, uma transmissão automática de oito velocidades (eletrificada nas versões híbridas ‘plug-in’) para os motores mais potentes. Este modelo torna-se assim na primeira SW eletrificada da marca alemã.
Com 4642 mm de comprimento, 1860 mm de largura, 1480 mm de altura e um plano de carga de apenas 600 mm de altura, o novo e versátil Astra Sports Tourer reforça, ainda mais, o estatuto de liderança da Opel no segmento das ‘station wagon’, revelando também a tradicional competência da marca em matéria de eficiência de concepção. Contudo, o comprimento total é 60 mm inferior ao do modelo anterior graças à projeção dianteira particularmente curta, apesar da distância entre eixos consideravelmente maior (2732 mm, ou seja, mais 70 mm) que é também 57 mm mais longa do que no novo Astra de cinco portas.
De forma a enfrentar concorrência como a Peugeot 308 SW ou o Toyota Corolla Touring Sports a marca alemã vai começar a comercializar o modelo já na primavera de 2022. De um modo geral nesta configuração de carrinha deverá custar cerca de 1000 euros a mais que o Astra convencional, o que se traduz, por exemplo, num valor de 38.300 euros para a versão Sports Tourer 1.6T PHEV de 180cv.