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Polestar 4 chega como o mais rápido de sempre da marca

| Revista ACP

Novo SUV-Coupé abdica do vidro traseiro e chega em duas versões distintas.

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Aos poucos a gama da Polestar vai crescendo. Depois do exclusivo Polestar 1 e do mais pequeno Polestar 2, a marca lança o Polestar 4, o seu primeiro SUV-Coupé.

Revelado em abril de 2023, o novo membro da gama Polestar faz da estética inovadora um argumento. Além de estrear a nova assinatura luminosa da marca escandinava, o Polestar 4 destaca-se por abdicar do vidro traseiro.

 

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Segundo a marca, desta forma foi possível melhorar o desempenho aerodinâmico do modelo. O que é certo é que o impacto visual garante que o novo modelo da Polestar não deixa ninguém indiferente, como pudemos comprovar no nosso primeiro contacto com o modelo.

Para compensar a perda de visibilidade traseira, a marca recorreu a um espelho retrovisor interior virtual. Neste primeiro contacto com o modelo pudemos experimentá-lo. É verdade que requer habituação, mas após algum tempo as diferenças face a um espelho “normal” estão praticamente esquecidas.

Por falar no interior, foi possível confirmar a robustez da montagem, bem como a agradabilidade dos novos materiais usados pela Polestar, alguns deles, como o “Tech Knit”, 100% reciclados.

O ecrã central de 15,4’’ e sistema operativo Android revelou-se prático e intuitivo de usar, muito graças à possibilidade de criar janelas de atalho específicas para as funções mais utilizadas.

Assente numa plataforma projetada especialmente para modelos 100% elétricos, o Polestar 4 tira dividendos no capítulo da habitabilidade, oferecendo bastante espaço para os ocupantes das duas filas de bancos.

Disponível em duas versões — Long range Dual motor com um motor por eixo e 544 cv (400 kW) e 686 Nm, e Long range Single motor com 272 cv (200 kW) e 343 Nm —, o Polestar 4 impressiona pela estabilidade e segurança.

Já na versão mais potente, os 544 cv conferem-lhe prestações de referência, como comprovam os 3,8s necessários para cumprir os tradicionais 0 aos 100 km/h, valor que faz deste o modelo mais rápido da história da marca.

Ainda na estrada, a direção é precisa e direta, a resposta ao acelerador imediata e modulável consoante os modos de condução escolhidos. O sistema de travagem regenerativa com vários níveis é eficaz e a eficiência impressiona.

Assim, a autonomias prometida (620 km no Single Motor e 590 km no Dual Motor) não é difícil de alcançar, tal como foi possível comprovar neste primeiro contacto com o modelo.

Capaz de suportar carregamentos rápidos (DC) com potências de até 200 kW, bastam 30 minutos para carregar a bateria de 94 kWh de capacidade útil dos 10 aos 80%. Já num carregador AC de 22 kW é possível carregar de 0 a 100% em 5,5 horas.

Produzido na China e nos EUA, o novo Polestar 4 já tem preços para o mercado nacional. A versão Long range Single motor arranca nos 66 700 euros, enquanto a Long range Dual motor começa nos 73 700 euros.

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