RS Q8 e RS Q8 Performance: os SUV mais potentes da Audi

| Revista ACP

Estes modelos topo de gama oferecem ainda novos pacotes de equipamento para uma maior liberdade de personalização.

RS-Q8-840

A Audi está a completar a gama de modelos Audi Q8 com o novo RS Q8, mas acrescenta uma nova e segunda versão ao modelo de topo da gama: o RS Q8 Performance, o modelo de combustão de produção em série mais potente da história da Audi Sport GmbH. Ambos os veículos apresentam uma dinâmica excecional graças a um diferencial central autoblocante otimizado, garantindo uma adequação igualmente impressionante para o uso diário. O exterior do RS Q8 e do RS Q8 performance inspiram-se no Q8 recentemente atualizado. Novos pacotes de equipamento permitem uma maior liberdade de personalização.

O foco na dinâmica destes dois SUV de alta performance também está no design. Um novo para-choques dianteiro com entradas de ar marcantes, uma estrutura em favo de mel e uma lâmina em preto de alto brilho (cinzento mate no RS Q8 performance) identifica claramente o RS Q8 e a versão performance como os modelos de topo da gama. A grande grelha Singleframe com uma estrutura em favo de mel reinterpretada, em que cada célula individual é agora tridimensional. A secção traseira também desempenha um papel importante na evolução dos modelos no topo da gama. As duas saídas de escape ovais são a primeira caraterística distintiva de um modelo RS. A Audi Sport GmbH colocou um difusor entre eles, que é dividido ao meio por um refletor. Um elegante difusor aerodinâmico com alhetas verticais domina a extremidade traseira. Um revestimento na cor da carroçaria por cima do difusor traseiro acrescenta ainda mais textura visual e atua como uma ligação entre o difusor e o para-choques traseiro.

Em termos de motorizações, o RS Q8 equipa um bloco biturbo de oito cilindros que reforça a sua dinâmica e acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 250 km/h, podendo ser aumentada para 280 km/h ou para um máximo de 305 km/h como opção. Graças ao aumento da potência para 471 kW (640 cv), o RS Q8 performance vai dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos. Este é o mais potente motor de combustão produzido em série na história da Audi Sport GmbH. O recém-desenvolvido e mais leve sistema de escape contribui para o aumento da potência do RS Q8 performance, criando uma sonoridade mais desportiva. Opcionalmente, o sistema de escape pode ser substituído pelo sistema de escape desportivo RS, que intensifica ainda mais a experiência sonora e se destaca pelas ponteiras de escape em preto brilhante.

Ambas as versões do novo RS Q8 vêm de série com tração integral permanente quattro, que a Audi Sport GmbH combina com a caixa automática Tiptronic de oito velocidades com tempos mais curtos entre as trocas de relação. O diferencial central totalmente mecânico, com o seu design compacto e leve, distribui a potência do motor pelo eixo dianteiro e traseiro numa relação de 40:60. Se ocorrer uma perda de motricidade, não é aplicado mais de 70% do binário ao eixo dianteiro e até 85% ao eixo traseiro. Este modo de funcionamento resulta em abordagens mais precisas às curvas e menos subviragem. Para um equilíbrio ideal entre carácter desportivo e conforto, o RS Q8 e o RS Q8 performance estão equipados de série com suspensão pneumática adaptativa desportiva com amortecimento controlado, afinada especificamente para o RS. A altura ao solo de ambas as versões varia até 90 milímetros.

Como opção, estes modelos oferecem o sistema ativo eletromecânico de anti rolamento (eAWS), que minimiza significativamente os movimentos laterais da carroçaria em curva. Em ambos os eixos existe um motor elétrico compacto a ligar as duas metades da barra estabilizadora. Quando em linha reta, as duas metades estão desligadas, o que reduz os movimentos da carroçaria em estradas irregulares. Quando em cenário de curvas, os motores elétricos rodam as barras estabilizadoras na direção oposta um ao outro, o que reduz visivelmente a inclinação lateral. Uma bateria de iões de lítio de 48V fornece energia ao sistema eAWS. A unidade de armazenamento de energia compacta e leve, que pode gerar e libertar correntes elevadas num período muito curto, alimenta os dois motores elétricos com uma potência máxima de 1,5 quilowatts cada.

O pacote dinâmico plus opcional para o RS Q8 proporciona uma performance ainda superior, permitindo ao veículo alcançar uma velocidade máxima de 305 km/h. Os componentes adicionais incluem a estabilização eletromecânica ativa do rolamento, o diferencial desportivo quattro e o sistema de travagem em cerâmica RS. A direção integral de série contribui para a agilidade e estabilidade. Face a mudanças rápidas de faixa de rodagem, as rodas traseiras viram até 1,5 graus na direção oposta das rodas dianteiras. A velocidades mais baixas, rodam até 5 graus na direção oposta à das rodas dianteiras, o que permite reduz o raio de viragem.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Como opção exclusiva para o RS Q8 performance, estão disponíveis jantes de liga leve de 23 polegadas, fabricadas através de um processo de forja e fresagem de alta tecnologia. Inspirado nos desportos motorizados, o design dos raios 5-Y assegura um arrefecimento ótimo dos travões. Reduzem também a massa não suspensa em cerca de cinco quilos cada, em comparação com as jantes de 22 polegadas de série. A redução total de peso de cerca de 20 quilogramas melhora a resposta do acelerador. Estão disponíveis em preto metalizado polido, cinzento mate ou preto mate. Os clientes também podem escolher os pneus Pirelli P Zero 295/35 R23 de alta performance, que oferecem uma aderência consistentemente melhor em estradas molhadas e secas, tornando o SUV mais preciso e dinâmico.

scroll up