A Škoda alargou a família RS com um novo modelo elétrico: o Enyaq RS iV. Tal como no Enyaq Coupé RS iV, o construtor checo optou por um sistema de dois motores com uma potência total de 220 kW (300 cv) distribuída pelas quatro rodas deste SUV topo de gama. Graças ao reduzido arrasto aerodinâmico de cw 0.265, o Enyaq RS iV tem uma autonomia superior a 500 quilómetros, em medição no ciclo WLTP.
Isto faz das duas versões RS da família Enyaq iV os modelos mais potentes da Škoda. A família Enyaq iV assenta na Plataforma Modular Elétrica do Grupo Volkswagen (MEB) e é produzida na linha de montagem da fábrica principal da Škoda em Mladá Boleslav. O Enyaq iV e o Enyaq Coupé iV são os únicos modelos com base MEB de produção europeia fora da Alemanha.
A Škoda acaba de anunciar a saída da unidade 100,000 da família Enyaq iV da linha de produção nos próximos dias. Este número inclui os modelos Enyaq iV SUV e Enyaq COUPÉ iV em todas as suas variantes, tal como as restantes versões desportivas RS e Sportline.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O visual dinâmico do Enyaq RS iV, com suspensão desportiva de série, jantes de grandes dimensões com 20 ou 21 polegadas e elementos RS, torna-o imediatamente reconhecível como modelo da linha RS. Com uma velocidade máxima de 180 km/h, 20 km/h superior à dos outros modelos Enyaq iV, iguala a variante coupé.
Com zero emissões locais, o modelo acelera dos 0 a 100 km/h em 6.5 segundos, dispondo de um binário máximo de 460 Nm, que fica disponível desde o arranque estático, característica inerente à de um veículo elétrico. A bateria de 82 kWh, a elevada eficiência energética e um coeficiente de arrasto de cw 0.265, conseguem assegurar uma autonomia máxima superior a 500 quilómetros, segundo o ciclo WLTP. Graças a uma capacidade máxima carga de 135 kW, a bateria de iões de lítio de alta voltagem do Enyaq RS iV pode ser carregada entre os 10% e os 80% em apenas 36 minutos nas estações de carga rápida.