O novo Volkswagen ID.7 GTX é a versão mais potente da gama da berlina 100% elétrica, com 340 cv de potência e equipa uma bateria de 86 kWh (úteis), recentemente desenvolvida e particularmente eficiente, com uma capacidade de carga DC de até 200 kW e autonomia média para 588 km. Dotado de dois motores elétricos, é capaz de uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,4 s. Além disso, o ID.7 GTX caracteriza-se por um equipamento de série significativamente alargado.
Facilmente reconhecível pelo para-choques dianteiro de design caraterístico, à esquerda e à direita, existem novas luzes de circulação diurna compostas por dois triângulos LED posicionados um sobre o outro. Na parte central da frente, existe uma nova grelha de entrada de ar em forma de favo de mel que identifica o ID.7 como um modelo GTX. O para-choques foi concebido aerodinamicamente para combinar uma baixa resistência aerodinâmica com um elevado downforce do eixo dianteiro. A frente do ID.7 GTX também é visualmente realçada pelo logótipo Volkswagen iluminado, de série.
Na traseira, a grelha em favo de mel e o difusor estão visualmente separados por uma estreita faixa refletora vermelha. Todos os elementos pretos têm um acabamento de alto brilho, o que também se aplica à inscrição GTX na tampa da bagageira, que é utilizada em vez da inscrição ID.7. O ID.7 GTX está equipado de série com faróis traseiros LED 3D personalizáveis, incluindo o logótipo Volkswagen iluminado a vermelho.
O interior do novo ID.7 é realçado por caraterísticas como bancos aquecidos com programa de massagem (de série) com costuras vermelhas contrastantes e letras GTX vermelhas perfuradas nos encostos. Os painéis centrais dos bancos e as superfícies exteriores têm acabamentos em tecido, enquanto os apoios interiores dos bancos, as zonas dos ombros e os apoios de cabeça são revestidos a ArtVelours Eco. Outra caraterística específica do GTX é o volante multifunções com um revestimento central vermelho e pespontos vermelhos.
O equipamento de série alargado do ID.7 GTX inclui, ainda, iluminação de fundo com 30 cores, head-up display de realidade aumentada melhorado (a navegação ativa a partir de um telemóvel ligado via Apple CarPlay ou Android Auto está agora integrada no ecrã de itinerário de realidade aumentada), a App-Connect Wireless para Apple CarPlay e Android Auto, o assistente de voz IDA, ar condicionado automático de três zonas, sistema de fecho e arranque sem chave Keyless Access, abertura elétrica da bagageira, alarme, câmara com visão 360 “Area View”, assistente de condução “Travel Assist”, entre outros elementos.
O ID.7 GTX pode ser configurado com o teto de abrir panorâmico com vidro inteligente, como opção. O teto transparente pode ser tornado opaco de um momento para o outro através de uma camada de cristais líquidos dispersos em polímero (PDLC) integrada no vidro. O interrutor é ativado por controlo tátil na consola do tejadilho ou pelo assistente de voz IDA. A camada eletrónica PDLC é desmagnetizada quando o vidro está opaco, fazendo com que os cristais se organizem para que o vidro deixe de ser transparente. Em contrapartida, assim que é aplicada uma tensão elétrica à camada, os cristais organizam-se de forma a permitir novamente a passagem da luz.
Trata-se ainda do primeiro modelo da gama a dispor de uma tração integral elétrica com dois motores, um por eixo. Ambos os motores são alimentados por uma nova bateria de iões de lítio – a maior da Volkswagen até à data, com 86 kWh (úteis). Em comparação, o ID.7 Pro de tração traseira tem bateria de 77 kWh (úteis). A nova bateria do ID.7 GTX pode ser carregada até 200 kW em estações de carregamento rápido DC – a capacidade de carregamento mais elevada dos modelos ID. era anteriormente de 175 kW. Graças a esta evolução, o carregamento da bateria entre 10 e 80% demora menos de 30 minutos.
Em conjunto, os motores elétricos proporcionam uma potência de 250 kW (340 cv), ou seja, mais 40 kW (54 cv) do que no ID.7 Pro com tração traseira. Com uma potência de 210 kW (286 cv), um motor síncrono de ímanes permanentes (PSM) do tipo APP550 proporciona uma propulsão potente no eixo traseiro. Dependendo da necessidade de potência e da situação de condução, o motor elétrico dianteiro é ativado em frações de segundo.
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No modo de espera, o sistema ASM quase não consome energia - uma caraterística especial dos motores assíncronos que os torna ideais como ação auxiliar. A distribuição de potência é controlada por um controlador de tração integral, bem como por intervenções dos bloqueios eletrónicos do diferencial (XDS+). Este conjunto conduz a uma maior estabilidade do veículo, a melhores reações em aceleração e, em última análise, a um maior prazer de condução. O ID.7 GTX que alcança os 180 km/h de velocidade máxima e é capaz de uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos já está disponível em Portugal a partir de 71.165€.