Håkan Samuelsson foi nomeado diretor-executivo (CEO) e presidente da Volvo Cars. O mandato do gestor teve início no dia 1 de abril e deverá ser cumprido até 2027.
Samuelson sucede a Jim Rowan, que liderava a fabricante desde 2022.
Håkan Samuelsson já tinha liderado a marca sueca entre 2012 e 2022, sendo este regresso um sinal dos tempos desafiantes que a Volvo antevê enfrentar, num contexto de tarifas aduaneiras agressivas nos EUA, o desafio eletrificação do setor automóvel e da recuperação de competitividade da indústria europeia.
Recorde-se que a Volvo foi a primeira experiência na indústria automóvel de Jim Rowan, que antes tinha estado à frente da Dyson e Ember Technologies.
“Esta transição de liderança surge numa altura crucial tanto para a Volvo Cars como para a indústria automóvel em geral”, lê-se num comunicado da fabricante.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
“Com as rápidas mudanças tecnológicas, a crescente complexidade geopolítica e a intensificação da concorrência em todas as regiões, o conselho de administração acredita que a empresa é melhor servida por uma liderança com uma profunda experiência industrial, um profundo conhecimento do grupo e uma capacidade comprovada de execução em ambientes desafiantes”, lê-se.
“Håkan [Samuelson] liderou a Volvo Cars durante uma das suas décadas mais transformadoras e criadoras de valor - revitalizando a marca, expandindo-se para novos mercados e executando com sucesso uma IPO (entrada em bolsa)”, recorda Eric Li, presidente do conselho de administração da Volvo.
“Håkan traz uma rara combinação de profundidade industrial, clareza estratégica e liderança comprovada e tem um vasto conhecimento do grupo. À medida que a indústria entra numa fase ainda mais complexa, acreditamos que a sua experiência e pulso firme são exatamente o que é necessário para reforçar a posição global da Volvo Cars”, conclui Li.
Quanto a Jim Rowan, Eric Li agradece as “importantes contribuições” e a “liderança” dos últimos três anos, que “acelerou a transição da Volvo Cars para uma empresa de automóveis conectados e orientada para o software”.