Ministro do Ambiente desvaloriza aumento do IUC

| Revista ACP

Duarte Cordeiro diz não achar chocante o aumento máximo de 25 euros do IUC para veículos anteriores a 2007.

Duarte-Cordeiro-Ministro-Ambiente

Apesar das manifestações, petições e dos esforços do ACP para travar o aumento do IUC (Imposto único de Circulação) para veículos anteriores a 2007, a medida mais polémica da proposta do Orçamento do Estado para 2024 continua a ser defendida pelo Governo.

Depois de Fernando Medina, o Ministro das Finanças, ter afirmado que o aumento corresponde a “apenas 2 euros por mês”, também Duarte Cordeiro, o Ministro do Ambiente, saiu em defesa do aumento do IUC para os veículos mais antigos.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Ouvido na Assembleia da República no âmbito do debate na especialidade da proposta do Orçamento do Estado para 2024, Duarte Cordeiro afirmou: “Eu não acho, sinceramente, que pagar dois euros por mês para um carro anterior a 2007 seja algo tão chocante”.

Recorde-se que a queda do Governo só vai ocorrer após 29 de novembro, o que garante a aprovação da proposta do Orçamento do Estado para 2024. Desta forma, o aumento do imposto único de circulação (IUC) para veículos anteriores a 2007, no máximo de 25 euros no próximo ano deverá confirmar-se.

Em contrapartida, há partidos que já prometeram que, caso vençam as eleições, vão propor um Orçamento Retificativo e a consequente abolição do aumento do IUC, o que faria com que esta medida «caísse» em meados de 2024.

scroll up