Abu Dhabi encerrou a temporada de 2024 da Fórmula 1 onde a McLaren conseguiu ser campeã de construtores, após duelo com a Ferrari. O principal responsável pelo sucesso da McLaren foi Lando Norris, que triunfou de forma indiscutível, liderando com mestria a derradeira prova do ano.
Foi com esta vitória de Norris que a McLaren chegou ao título, apesar do esforço da Ferrari que conquistou as duas posições seguintes, com o 2º lugar de Carlos Sainz e a 3ª posição de Charles Leclerc, que recuperou 16 posições, até se colar a Sainz, na tentativa de dar à Ferrari o título de construtores.
Também com fantástica recuperação, do 16º ao 4º lugar final, esteve Lewis Hamilton, que aos 39 anos diz adeus à Mercedes, depois de 355 corridas disputadas pela marca alemã ao longo de 12 temporadas, tendo alcançado 6 títulos de pilotos e 8 de construtores. Para a próxima temporada, Lewis Hamilton será piloto da Ferrari, ao lado de Charles Leclerc.
No circuito de Yas Marina, o campeão do mundo Max Verstappen (Red Bull) terminou a prova na 6ª posição, atrás de George Russel (Mercedes) e na frente de Pierre Gasly (Alpine), Nico Hulkenberg (Haas), Fernando Alonso (Aston Martin) e de Oscar Piastri (McLaren), que ainda conseguiu contribuir com um ponto para o triunfo da McLaren. A temporada de 2024 contou com vitórias de 7 pilotos diferentes, com o título de pilotos para Max Verstappen e o de construtores para a McLaren, que fechou a época com 666 pontos, contra os 652 da Ferrari e os 589 da Red Bull. Depois do campeão Verstappen, que totalizou 437 pontos, Lando Norris consegue o vice-campeonato com 374 enquanto Charles Leclerc totalizou 356 pontos.
Nova temporada da Fórmula E começou ainda este ano
Foi ainda em 2024 que a Fórmula E mostrou algumas das novidades para a próxima época. Numa corrida repleta de casos, que contou com 8 desistências, diversas bandeiras vermelhas e entradas do Safety Car, disputada no sambódromo de São Paulo, a vitória pertenceu ao Jaguar de Mitch Evans, seguido pelo Porsche do piloto português António Félix da Costa, e pelos dois McLaren de Taylor Barnard e Sam Bird e do Mahindra de Edoardo Mortara.
Para o piloto português, e apesar de uma corrida atribulada, este foi um arranque de temporada positivo: "Estou contente com a nossa solidez, tanto na qualificação como na corrida onde estive sempre rápido e senti-me muito confiante com o carro. Saio de São Paulo contente, é sempre bom começar o ano com um 2º lugar e agora é continuar a trabalhar para nos mantermos competitivos na próxima corrida no México”, referiu António Félix da Costa. A próxima prova está agendada para 11 de janeiro na Cidade do México.