Peugeot apresenta 5ª temporada do Rally Cup Ibérica 22

| Revista ACP

Mais um ano para o campeonato ibérico da marca francesa. A época vai contar com seis eventos, três em Portugal (piso de terra) e três em Espanha (troços em asfalto).

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Com um clima internacional, a Peugeot Rally Cup Ibérica 2022 vai arrancar a 11 e 12 de março, no Rali Serras de Fafe e Felgueiras, a primeira das provas portuguesas do ERC 2022 e também pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), a que se seguirá o Rali de Mortágua (29 e 30 de abril), jornada do Campeonato de Portugal de Ralis de 2 Rodas Motrizes), terminando-se a ronda portuguesa com o Vodafone Rali de Portugal (19 a 21 de maio), aqui simultaneamente em ambiente de mundial e de nacional de ralis, na jornada lusa do WRC e que também pontua para o CPR 2022.

Depois das provas portuguesas em terra, a Peugeot Rally Cup Ibérica 2022 transitará, na segunda metade, para a fase de asfalto, que irá correr-se em Espanha. A ‘contenda’ inicia-se no Rally de Ourense (17 e 18 de junho), fazendo-se, após o interregno de verão, o regresso às estradas no Rally de Llanes (23 e 24 de setembro), naquelas que são duas das provas pontuáveis para o Super Campeonato de Espanha de Ralis. A época terminará, uma vez mais, no Rally RACC Catalunya – Rally de España (20 a 23 de outubro), prova pontuável para o WRC.

Com o objetivo de surgirem futuros talentos na disciplina, colocando-os frente a frente com nomes de créditos firmados que veem neste troféu um vetor para continuar a evoluir e a estruturar as suas carreiras nos ralis, a organização da Peugeot Rally Cup Ibérica espera conquistar um volume significativo de inscrições, devido ao aliciante calendário e aos créditos competitivos do 208 Rally4, como também do pacote de prémios que há para distribuir pelos participantes.

A primeira novidade refere-se aos prémios a distribuir às equipas em cada prova, traduzidos em produtos Pirelli ao longo do desenrolar dos ralis, aos quais se junta um prémio final que será atribuído à equipa campeã. Este ano, esse Prémio consistirá num voucher no valor de 5.000€ que deverá ser utilizado na aquisição de um veículo da categoria “Rally4” ou, em alternativa, num outro voucher no valor 10.000€ destinado à compra de uma viatura da categoria “Rally2”, ambas as viaturas dos departamentos de Competição da Stellantis e a utilizar na época de 2023.

Com distribuição feita prova a prova, a  Peugeot Rally Cup Ibérica 2022 tem esta época um valor total de 140.000€ para distribuir entre pilotos e equipas, ao longo das seis provas e em função dos resultados alcançados em cada uma delas pelas diferentes duplas (piloto e navegador). Naturalmente que o bolo maior irá para os pilotos e para quem terminar cada prova nos lugares do pódio, distribuindo-se o restante montante pelos demais classificados no ranking da copa em cada um dos seis ralis.

Adicionalmente, a  Peugeot Rally Cup Ibérica sublinha a sua diferenciação entre as demais iniciativas do mundo dos ralis em ambos os lados da fronteira com o Grande Prémio Final que estará reservado aos futuros Campeões de 2022: um programa oficial de ralis em 2023 num carro Rally2, em Espanha ou Portugal, ou num carro Rally4 no Europeu de Ralis (ERC).

O herói de destaque na competição será, pelo terceiro ano consecutivo, o Peugeot 208 Rally4, carro que não só tem registado uma enorme aceitação, como tem demonstrado, níveis de fiabilidade impressionantes, bem como de competitividade, por vezes envolvendo-se em lutas diretas com outras viaturas de categorias superiores em inúmeros campeonatos e ralis de todo o mundo.

No capítulo mecânico, o 208 Rally4 da  Peugeot Rally Cup Ibérica destaca-se pela integração do motor 1.2 PureTech de 3 cilindros turbo comprimido adaptado para a competição, dotado de um turbo de maiores dimensões, uma gestão eletrónica de competição Magneti Marelli e uma caixa sequencial de cinco velocidades Sadev, entre outros elementos. Nesta versão de ralis debita uma potência de 208 cv às 5.450 rpm e alcança um binário de 290 Nm às 3.000 rpm. O modelo conta ainda com um diferencial autoblocante mecânico, travões de disco ventilados à frente de 330 mm (pisos de asfalto) ou 283 mm (terra) e discos sólidos atrás (290 mm), suspensão ajustável em três níveis (com compressão/afastamento de alta e baixa velocidade), num conjunto que tem um peso mínimo de 1.080 kg (1.250 kg com piloto e navegador a bordo).

Novas encomendas para 208 Rally4 a utilizar na Peugeot Rally Cup Ibérica deverão ser colocadas através da Sports & You, distribuidora oficial da Stellantis Motorsport Racing Shop para Portugal e Espanha, num modelo que é proposto por € 67.000 (antes de impostos).

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