Mobi.E quer instalar mais 2700 pontos em 2024

| Revista ACP

A entidade gestora da rede de mobilidade elétrica afirma que em 2023 serão instalados mais pontos de carregamento do que em 2022.

Rede-Mobi

Ao mesmo tempo que as vendas de automóveis elétricos em Portugal não param de aumentar — entre janeiro e abril de 2023 cresceram 118,6% face aos primeiros quatro meses de 2022 —, também a rede de pontos de carregamento está a ser reforçada.

Segundo dados da Mobi.E (a entidade gestora da rede de mobilidade elétrica e responsável pela gestão e monitorização da rede Mobi.E) em março deste ano existiam em Portugal cerca de 7251 pontos de carregamento.

Ora, para garantir que a rede de pontos de carregamento acompanha o crescimento das vendas de automóveis elétricos, a Mobi.E pretende que até ao final de 2024 existam 10 mil pontos de carregamento em Portugal, ou seja, mais 2700 pontos.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Para conseguir alcançar estas metas será necessário instalar mais pontos de carregamento em 2023 do que em 2022 algo que, segundo as estimativas da Mobi.E, vai acontecer. Recorde-se que em 2022 a rede de acesso público chegou aos 308 municípios portugueses e registou-se um crescimento de 50% do número de postos face a 2021.

Ainda de acordo com os dados da Mobi.E existem nas estradas portuguesas, em média, 53 tomadas por cada 100 quilómetros. Já por cada 100 mil habitantes estão disponíveis, em média, 70 tomadas.

A alimentar todos estes pontos de carregamento está uma rede elétrica que a E-redes garante "estar preparada para responder aos atuais níveis de consumo" e que "se vai adaptando e crescendo em função das necessidades do país". Contudo, a empresa que gere a rede de distribuição de energia em Portugal continental recorda que é raro a utilização da rede pública de carregamento ultrapassar os 25% da capacidade total.

scroll up