Vai nascer uma rede de carregamento rápido na América

| Revista ACP

Esta rede será o resultado de uma joint venture entre seis construtores e pretende instalar pelo menos 30 mil pontos de carregamento.

MB-carros-a-carregar

A Stellantis, o BMW Group, a General Motors, a Honda, a Hyundai, a Kia e o Mercedes-Benz Group vão juntar-se numa joint venture que visa criar uma rede de carregamento de alta potência na América do Norte.

Com criação prevista ainda para este ano, esta joint venture inclui o desenvolvimento de uma nova rede de carregamento de alta potência, com pelo menos 30 mil carregadores. Os novos postos de carregamento estarão acessíveis a todos os veículos que utilizem os carregadores CCS (Combined Charging System) ou NACS (North American Charging Standard).

Cada posto será equipado com vários carregadores de corrente contínua de alta potência que, em conformidade com as estratégias de sustentabilidade da joint venture, deverão ser alimentados exclusivamente com energias renováveis.

Com especial foco no conforto dos utilizadores de veículos elétricos, estas estações estarão em locais convenientes, oferecendo comodidades como casas de banho, espaços de alimentação e até lojas.

No comunicado no qual anunciam esta joint venture, estes sete construtores afirmam que esta rede não só tornará o carregamento de veículos elétricos mais conveniente, acessível e fiável, como vai acelerar a transição para este tipo de veículos. Os planos iniciais apontam para a instalação de estações de carregamento tanto em áreas metropolitanas como ao longo das principais autoestradas.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

As primeiras estações deverão surgir nos EUA no Verão de 2024 e no Canadá numa fase posterior. O objetivo final da joint venture passa por tornar esta rede de postos de carregamento rápido na principal a operar na América do Norte.

Acerca deste projeto, Oliver Zipse, CEO do BMW Group afirmou: “A América do Norte é um dos mercados automóveis mais importantes do mundo - com potencial para ser um líder em mobilidade elétrica. A acessibilidade ao carregamento rápido é um dos elementos-chave para acelerar esta transição”.

Ola Källenius, CEO do Mercedes-Benz Group recordou que “O carregamento é uma parte inseparável da experiência dos veículos elétricos e esta rede será mais um passo para o tornar o mais conveniente possível” enquanto Toshihiro Mibe, CEO da Honda, reforçou: “A criação de serviços de carregamento de é uma oportunidade para os fabricantes de automóveis produzirem excelentes experiências de utilização, fornecendo soluções completas, convenientes e sustentáveis para os nossos clientes”.

Por fim, Carlos Tavares, CEO da Stellantis, afirmou: “Acreditamos que uma rede de carregamento em escala é vital para proteger a liberdade de mobilidade para todos, especialmente à medida que trabalhamos para alcançar o nosso ambicioso plano de neutralidade de carbono. Uma rede de carregamento forte deve estar disponível para todos”.

Recorde-se que na Europa muitos destes construtores já estão envolvidos em projetos que visam reforçar as redes de carregamento rápido. Por exemplo, a Stellantis apostou na rede Atlante e o BMW Group, o Mercedes-Benz Group e a Hyundai têm sido dos maiores impulsionadores da rede Ionity.

scroll up