Ao Volante do Aiways U5 100% elétrico

| Revista ACP

É o primeiro modelo elétrico chinês a ser vendido em Portugal que nasceu como um SUV.

@video=zIvIak-EyfE

A frente é simples e não conta com grelha, normal nos elétricos, tendo um pequeno plastico preto que esconde a entrada para o cabo de carregamento. Mede 4,6m, tem jantes de 19 polegadas e uma linha que sobe da frente para a traseira.

O design exterior está dentro do normal e não há nenhum elemento fora do comum. Debaixo do capot temos 45 litros de arrumação, o suficiente para guardar uma mochila.

A traseira tem um farolim único, um vidro de grandes dimensões e o emblema da marca. Como é ideal num SUV o modelo conta com uma boa bagageira com mais de 430 litros e com os bancos rebatidos alcançamos mais de 1500 litros.

O interior é bastante espaçoso e tem bancos confortáveis. Possui várias zonas de arrumação e ainda que não exista um porta luvas podemos guardar o telemóvel ou carteira debaixo da consola, no cofre central ou como é habitual nas portas. Os materiais são aceitáveis para o propósito e proposta do modelo, tem uma imitação de pele bem conseguida que esconde plásticos de pouca qualidade em alguns sítios.

O volante é cortado no topo e base por uma questão simples que é permitir um ângulo de visão maior ao condutor. Do lado direito temos o “mode” para os modos de condução, eco normal e sport. Ou ainda alguns de controlo do infotainment. Do lado esquerdo temos a ajuda de faixa de rodagem ou ainda o cruise control. Ao centro o ecrã de infotainment tem mais de 12 polegadas e possui todos os controlos do carro como o de abrir o teto panorâmico

A autonomia do modelo ronda os 400 quilómetros, tem 204 cavalos que lhe permitem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de 7,9 segundos, aceitável, tal como a velocidade máxima de 150km/h. Chega em maio a Portugal e vai custar cerca de 43 mil euros.

scroll up