Longe vão os tempos em que a Lotus era sinónimo de pequenos roadsters focados somente no prazer de condução. Depois de ter revelado o seu primeiro modelo elétrico, o SUV Eletre, a marca britânica revelou mais um modelo movido a eletrões: o Emeya.
Contrariando as tendências de mercado que têm feito muitos construtores apostar sucessivamente nos SUV, a nova proposta da Lotus apresenta-se como uma esguia berlina executiva que a marca descreve como o um “Hyper GT” mas que, na prática, mais não é que um rival natural de modelos como o Porsche Taycan ou o Tesla Model S.
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Além de partilhar a plataforma com o Eletre, o Lotus Emeya partilha ainda com o enorme SUV a cadeia cinemática. Isto é sinónimo de dois motores (um por eixo), tração integral e 918 cv (675 kW) e 985 Nm na versão mais potente da berlina britânica. Quanto às restantes versões, a Lotus manteve o secretismo.
Graças a estes números o novo modelo da Lotus promete alcançar os 100 km/h em apenas 2,8s e continuar a acelerar até aos 256 km/h de velocidade máxima. Tudo isto enquanto «acusa» na balança um peso de cerca de 2,5 toneladas.
A bateria usada pelo Emeya também é partilhada com o Electre, contando com 102 kWh de capacidade. Para já a Lotus não revelou a autonomia do Emeya, mas, tendo em conta que o mais pesado e menos aerodinâmico Electre promete 490 km, o novo modelo da Lotus deve conseguir percorrer uma maior distância entre carregamentos.
Acabado de revelar, o Lotus Emeya ainda não tem uma data concreta para o seu lançamento, mas a marca britânica já deixou duas promessas. A primeira é de que até ao final do ano vai revelar mais detalhes sobre a sua berlina. A segunda é de que a produção em Wuhan, na China, arranca já em 2024.