Depois de ter revelado o seu segundo modelo 100% elétrico, o Macan, a Porsche decidiu que era altura de atualizar o seu primeiro modelo movido a eletrões, o bem-sucedido Porsche Taycan.
No campo da estética as novidades resumem-se à adoção de novos faróis e de um logótipo iluminado na traseira (opcional). Já no interior há apenas a destacar o reforço das funções presentes nos ecrãs do habitáculo.
Desta forma, as maiores novidades do renovado Porsche Taycan surgem mesmo na área na qual a marca de Estugarda sempre mais se destacou: a mecânica.
Para começar, todas as versões do Porsche Taycan estão mais rápidas. Por exemplo, a versão base, designada Taycan, passou a cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 4,8s (menos 0,6s) e o superlativo Taycan Turbo S consegue fazê-lo em apenas 2,4s, tirando 0,4s ao tempo conseguido anteriormente.
Este valor faz dele o Porsche mais rápido de sempre, algo para que contribuem (e muito) os 952 cv de potência que fazem dele o Porsche de produção mais potente de sempre.
Porém, as melhorias operadas não tornaram o renovado Taycan apenas mais rápido. Numa espécie de contrasenso, o elétrico da Porsche também ganhou autonomia, com a Porsche a anunciar ganhos na ordem dos 35% dependendo da versão. Isto quer dizer que há variantes do Taycan capazes de percorrer até 678 quilómetros sem ter de parar para recarregar as baterias.
Os ganhos de autonomia foram conseguidos graças a um maior foco na eficiência, mas também a um aumento da capacidade da travagem regenerativa. Se até agora o sistema era capaz de recuperar até 290 kW em desaceleração, após esta renovação passou a conseguir recuperar até 400 kW, uma melhoria na ordem dos 30%.
Outra área na qual o Taycan também viu os seus argumentos reforçados foi nos carregamentos. Agora o elétrico alemão é capaz suportar carregamentos rápidos com potências de até 320 kW, mais 50 kW do que até agora. Tendo isto em conta, bastam 18 minutos para carregar dos 10 aos 80% em contraste com os anteriores 37 minutos.
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Por fim, a Porsche aproveitou também esta atualização para reforçar o equipamento de série. Um exemplo disso é o facto de todas as versões passarem a contar de série com suspensão adaptativa de série. Já quem quiser apurar (ainda) mais o comportamento dos Taycan com tração integral poderá sempre apostar na suspensão Active Ride, oferecida como um opcional.
A Porsche já confirmou que esta renovação é extensiva a todas as variantes de carroçaria com que o seu modelo está disponível, ou seja, ao Taycan “normal”, mas também aos Sport Turismo e Cross Turismo.
Quanto aos preços, estes arrancam nos 107 429 euros pedidos pelo Taycan base e ascendem até aos 222 216 euros que custa o Taycan Turbo S Cross Turismo.