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Renault 5 Turbo 3E é um «super-elétrico»

| Revista ACP

O Renault 5 Turbo 3E passou de protótipo a modelo de produção e os seus números impressionam.

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Revelado como protótipo em dezembro, o Renault 5 Turbo 3E é agora um modelo de produção (muito) limitada.

No total serão produzidas 1980 unidades um número que não resulta de um acaso: é uma referência ao ano de lançamento do primeiro Renault 5 Turbo.

Assente numa plataforma exclusiva e diferente da usada pelo novo Renault 5 E-Tech, o 5 Turbo 3E é um autêntico supercarro em miniatura e uma montra do melhor que a marca francesa sabe fazer.

O seu visual não deixa ninguém indiferente, mas os seus dados técnicos são igualmente chamativos: 540 cv extraídos de dois motores elétricos montados (literalmente) nas jantes traseiras e uns impressionantes 4800 Nm de binário.

Graças ao uso abundante de matérias como alumínio e fibra de carbono o Renault 5 Turbo 3E vê o seu peso fixar-se nuns contidos 1450 kg.

Por isso, não só consegue prestações impressionantes — menos 3,5s nos 0 aos 100 km/h e 270 km/h de velocidade máxima limitada — como apresenta uma invejável eficiência.

Equipado com uma bateria de 70 kWh, a sua autonomia fixa-se nos 400 km, um valor interessante quando os recordamos de que estamos a falar de um autêntico supercarro. Já na hora de carregar a bateria, o Renault 5 Turbo 3E tem argumentos de sobra.

Afinal, a arquitetura elétrica de 800V permite-lhe suportar carregamentos ultrarrápidos com potências de até 350 kW, o que permite carregar de 15% a 80% em apenas 15 minutos.

Modos de condução e interior de rali

Deixando para trás a «ficha técnica» do Renault 5 Turbo 3E a proposta francesa continua a impressionar.

Para começar, o seu habitáculo parece tirado do mundo dos ralis. Com bancos desportivos e dois ecrãs com 10,1’’ e 10,25’’ que servem, respetivamente, de painel de instrumentos e ecrã central, o interior do 5 Turbo 3E destaca-se ainda pelo travão de mão vertical, típico dos carros de rali.

Por fim, o pequeno supercarro gaulês conta ainda com quatro modos de condução: Snow, Regular, Sport e Race, este último conta até com uma função que ajuda a fazer drift.

Preço variável

Como todos os modelos exclusivos, também o Renault 5 Turbo 3E será particularmente personalizável. Talvez por isso, a marca francesa não aponta para um preço concreto, optando antes por apontar um intervalo de preços: entre 100 mil e 200 mil euros.

 

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A abertura das encomendas está prevista para breve e, segundo a Renault, a entrega das primeiras unidades deverá ocorrer em 2027.

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