Revelado em 2021, o plano “Renaulution” prometia revolucionar a Renault e, cerca de três anos depois do seu arranque, os seus efeitos não só se fazem sentir como são inegáveis.
Com um foco particular nos lucros, este plano tem também na renovação da gama que, como seria de esperar, se traduz numa aposta clara nos SUV como comprova o lançamento de modelos como o Arkana, Austral, o elétrico Scenic, Espace, o Rafale a renovação do Captur e agora da sua mais recente proposta, o Symbioz.
Assente na plataforma do Captur, o Renault Symbioz acaba por assumir na gama Renault (se bem que não de forma oficial) o lugar deixado vago pelo antigo Mégane Sport Tourer, estabelecendo-se como um modelo pensado para as famílias.
Equipado com uma motorização híbrida, o Symbioz é também um exemplo da aposta da Renault nesta tecnologia e da “divisão” da sua gama entre propostas com motor a combustão (muitas vezes eletrificado) e, do outro lado, modelos 100% elétricos exclusivos, mas com posicionamento comercial semelhante.
Como a Renault revelou num evento no qual o ACP marcou presença, desta forma a marca francesa espera conquistar tanto os clientes que procuram propostas a combustão, como também aqueles que querem apostar totalmente na eletrificação.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Quanto ao Symbioz, o seu mais recente produto, a sua gama é composta por três versões e os seus preços vão dos 34 500 até aos 38 500 euros.
Comprovando a aposta da Renault nos modelos com carácter mais aventureiro, a marca confirmou também a chegada do Renault 4 em 2025. Posicionado acima do Renault 5, este honrará o visual robusto do original, mas será uma proposta 100% elétrica.