O “nicho” dos hipercarros não para de crescer e a modelos como o Bugatti Chiron ou o Pininfarina Battista junta-se agora o Zenvo Aurora, o terceiro modelo da marca dinamarquesa fundada em 2007.
Assenta na nova monocoque modular da Zenvo, a ZM1, o Aurora apresenta-se em duas versões com carácter distinto: a Agil e a Tur. A primeira foca-se no desempenho em pista. Já a segunda procura alcançar um melhor equilíbrio entre performance e facilidade de utilização.
Ambas as versões do Zenvo Aurora recorrem a um motor V12 com 6.6 l de capacidade e quatro turbos. Desenvolvido pela Mahle Powertrain, este motor totalmente em alumínio pesa apenas 260 kg e além de ser capaz de acelerar até às 9800 rpm debita 1267 cv, um valor impressionante, mas que para a Zenvo não era suficiente. Por isso, a marca dinamarquesa decidiu associar este propulsor a um sistema híbrido.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Este sistema apresenta-se com apenas um motor elétrico e tração traseira no Aurora Agil e com dois motores elétricos e tração integral no Aurora Tur. Desta forma, o Aurora pensado para as pistas o menos potente dos dois, com 1470 cv de potência máxima combinada enquanto o Aurora Tur oferece uns impressionantes 1876 cv de potência combinada.
Segundo a Zenvo, ao instalar apenas um motor elétrico no Aurora Agil foi possível torná-lo mais leve, algo crucial para um modelo que terá nas pistas o seu “habitat natural”. Os benefícios dessa “dieta” ficam evidentes nas prestações de um modelo cujo pacote aerodinâmico é capaz de produzir 880 kg de downforce a 250 km/h: os 0 aos 100 km/h cumprem-se em apenas 2,5s e a velocidade máxima fixa-se nos 365 km/h.
Quanto ao mais potente dos dois Zenvo Aurora, o Tur, os 1876 cv de potência permitem-lhe acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,3s e alcançar uns impressionantes 450 km/h de velocidade máxima, tudo isto apesar de ver o seu peso fixar-se nos 1450 kg contra os 1300 kg do Agil.
Com o arranque da produção previsto para 2025, o Zenvo Aurora deverá estar disponível a partir de 3,6 milhões de euros. No total, a marca dinamarquesa só vai produzir 50 unidades de cada uma das versões do seu hipercarro.