A nova proposta da BMW não é mota nem scooter

| Revista ACP

A BMW CE 02 é a nova proposta da marca alemã para a mobilidade urbana e inaugura um novo conceito: eParkourer.

BMW-CE-02-4

Depois da CE 04, a BMW Motorrad acaba de revelar a sua mais recente proposta 100% elétrica, a nova BMW CE 02, um modelo que não esconde a inspiração no protótipo Concept CE 02.

Com um estilo futurista e, acima de tudo, minimalista, a CE 02 abdica da larga maioria das carenagens. Apesar de se destinar a uma utilização urbana, a posição de condução é mais próxima à de uma mota do que de uma scooter.

Curiosamente, a BMW não considera que a sua nova proposta se insira em nenhuma destas categorias. Em vez disso, a BMW afirma que a CE 02 inaugura um novo conceito de motociclo: o eParkourer.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Totalmente elétrica, a BMW CE 02 apresenta-se em duas versões. Na versão de topo conta com um motor de 6 kW (8 cv) com picos de 11 kW (15 CV) e 55 Nm de binário. Capaz de alcançar os 95 km/h, esta versão pesa 132 kg, oferece mais de 90 km de autonomia e pode ser conduzida com carta de categoria B.

Já a versão base pesa 119 kg, oferece 4 cv (3,2 kW) com picos de 4 kW (5 cv) e 55 Nm de binário. A sua velocidade máxima está limitada a 45 km/h e a sua autonomia fica-se pelos 45 km. Graças a estas “limitações” a nova proposta da BMW Motorrad pode ser conduzida com carta de categoria AM.

Para ajudar a gerir da melhor forma a relação entre eficiência e prestações a BMW CE 02 conta com dois modos de condução: o modo “Flow” está pensado para maximizar a autonomia; já o modo “Surf” foca-se no desempenho.

Quanto ao carregamento, a CE 02 conta com um carregador interno de 0,9 kW, sendo que na versão mais potente é possível ainda optar por um carregador de 1,5 kW.

Por enquanto a BMW Motorrad ainda não revelou os preços da sua nova proposta, mas a marca revelou que a CE 02 vai contar com faróis LED, um ecrã TFT de 3,5’’, entradas USB-C ou o arranque sem chave.

scroll up