Responsável pela eletrificação da Cupra, o Cupra Born acaba de ganhar uma versão de carácter mais desportivo, a variante VZ, que em espanhol significa “veloz”.
A receita aplicada para a criação desta nova versão do seu primeiro modelo elétrico foi simples e é já bem conhecida: aumentar a potência, rever as ligações ao solo e, claro está, dotar o Born de um visual ainda mais distinto.
Começado precisamente pelo campo da estética, o Cupra Born VZ destaca-se pelas novas cores, logótipos exclusivos e, acima de tudo, pelas duas novas jantes de 20’’.
Já no interior o Born VZ apresenta-se com patilhas atrás do volante que permitem controlar a intensidade da travagem regenerativa, mas são os novos bancos desportivos CUP Bucket que captam atenções.
Responsáveis por um bom apoio lateral, um elevado nível de conforto e uma posição de condução desportiva, estes bancos são produzidos com recurso a materiais sustentáveis.
Já no campo da mecânica o Cupra Born VZ destaca-se pela maior potência do seu motor elétrico: 326 cv (240 kW) e 545 Nm de binário. Graças a estes valores o Born VZ acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,6s e alcança os 200 km/h de velocidade máxima.
Equipado com uma bateria com 79 kWh de capacidade, o novo modelo da Cupra promete até 599 km de autonomia. Para completar o “pacote desportivo”, o Cupra Born VZ recebeu também diversas melhorias no chassis.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Nova suspensão DCC Sport, direção mais reativa e superior sensibilidade do pedal de travão, um travão traseiro mais potente bem como novos amortecedores e suspensões na traseira são algumas das novidades que se tornam evidentes quando partimos para a estrada ao volante do mais desportivo dos Cupra Born.
Capaz de se “deixar levar” com facilidade numa utilização mais calma, numa estrada de montanha o Cupra Born VZ revela a sua faceta desportiva. A aceleração impressiona, mas é a resposta da direção e a capacidade da suspensão para suster os movimentos da carroçaria que mais elogios merecem.
Fruto da potência extra o Born VZ justifica o epíteto de versão desportiva, e graças ao comportamento dinâmico é capaz de convencer os mais céticos.
Ainda sem preços para Portugal, o Cupra Born VZ deverá chegar ao mercado nacional no terceiro trimestre do ano.