Outrora uma raridade, as marcas chinesas começam a multiplicar-se no mercado nacional. A mais recente a chegar ao nosso país pela mão do Grupo Auto-Industrial chama-se Forthing e pertence ao gigante chinês Dongfeng.
A Forthing assume-se como uma marca automóvel de gama média superior. Acerca da aposta no nosso mercado, Pedro Galvão, Diretor Geral da Forthing Portugal afirma: “O nosso compromisso é claro: proporcionar uma experiência de condução de elevada qualidade acessível e contribuir para um futuro mais sustentável no sector automóvel em Portugal”.
Já para Alfredo Leite Santos, Membro do Conselho de Administração do Grupo Auto-Industrial “a importação da Forthing representa um marco de grande importância na trajetória da empresa e um passo decisivo na concretização de uma visão de futuro sólida e inovadora”.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Para já a gama desta jovem marca é composta por três modelos e quatro versões. Começando pelo Forthin Friday EV, este é um SUV totalmente elétrico que aposta na relação preço/qualidade e na habitabilidade.
Com um design arrojado, este modelo é alimentado por um motor elétrico com 204 cv (150 kW) e 340 Nm que é alimentado por uma uma bateria de 85,9 kWh de capacidade.
Quanto aos carregamentos, o Friday EV pode ser carregado dos 0 aos 100% em 8 horas num carregador de 11 kW (AC) e em apenas 45 minutos carrega dos 30 aos 80% num carregador rápido DC de 80 kW. Já o seu preço fixa-se nos 51 500 euros.
Além da versão elétrica, este SUV conta também com uma versão híbrida. Com um visual específico, o Friday HEV pode ser adquirido por 38 500 euros e oferece 177 cv de potência máxima combinada e 340 Nm de binário.
Já Forthing U-Tour apresenta-se como um MPV de 7 lugares. Equipado com um motor 1.5 Turbo de 197 cv e 285 Nm, este conta com uma transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades. O tabliê envolvente e a disposição dos bancos criam uma experiência de condução confortável, enquanto as tecnologias avançadas e inteligentes, como o Sistema de Conectividade Inteligente Future Link 4.0 e a assistência à condução de nível L2+, aumentam os níveis de segurança e a comodidade na condução deste modelo cujo preço se fixa nos 37 500 euros.
Por fim, o Forthing S7 é uma berlina média 100% elétrica rival de propostas como o BYD Seal. Com um design fluido, o S7 consegue coeficiente aerodinâmico de 0,191Cd.
A animá-lo encontramos um motor elétrico de 218 cv e 310 Nm que é alimentado por uma bateria de LFP de 56,8 kWh. Esta pode ser carregada em 9 horas dos 0 aos 100% num carregador de 6,6 kW. Já num carregador rápido (DC) de 120 kW bastam 25 minutos para carregar dos 30 aos 80%.
Com a sua apresentação europeia marcada para o Salão de Paris em outubro, o Forthing S7 estará disponível a partir dos 44 500 euros.