Depois de ter sido revelado como um protótipo há uns meses, o Kia EV5 foi agora apresentado, posicionando-se abaixo dos EV6 e EV9 na oferta elétrica do construtor sul-coreano.
Muito semelhante ao protótipo que o antecipou, o Kia EV5 também não esconde a inspiração no EV9, o “porta-estandarte” da marca, apresentando linhas retilíneas e recorrendo não só a iluminação LED como a umas vistosas (e futuristas) jantes de até 21’’.
No interior essa inspiração também é evidente, os ecrãs do sistema de infoentretenimento e painel de instrumentos assumem particular destaque e muitos dos comandos físicos desapareceram.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Com 4615 mm de comprimento, 2750 mm de distância entre eixos, 1875 mm de largura e 1715 mm de altura, o EV5 apresenta dimensões muito próximas às do Kia Sportage, estabelecendo-se como uma alternativa 100% elétrica ao best-seller da marca sul-coreana.
Estas dimensões tornam o novo EV5 rival de modelos como os Skoda Enya iV, Volkswagen ID.4, o Ford Explorer ou o Mercedes-Benz EQB.
Apesar de a Kia não ter ainda revelado quaisquer detalhes técnicos acerca do EV5, o mais provável é que este venha a assentar na plataforma E-GMP, especialmente desenvolvida para modelos 100% elétricos.
Já os documentos de homologação para o mercado chinês, o primeiro onde o EV5 será comercializado, revelam que naquele país o SUV da Kia vai recorrer a um motor elétrico de 218 cv (160 kW) e 310 Nm. Para já a capacidade da bateria que o alimenta e a autonomia que esta vai proporcionar continuam a ser uma incógnita.
Apesar de ir inicialmente lançar o EV5 no mercado chinês a Kia já confirmou que o seu novo SUV elétrico será um modelo global. Apenas não adiantou quando é que este chegará ao mercado europeu.