Originalmente lançado em 2012, o Mitsubishi Outlander PHEV foi um dos pioneiros entre os SUV híbridos plug-in no mercado.
Desde então tornou-se num dos best-seller da marca nipónica na Europa, mas se quando chegou ao mercado estava praticamente sozinho no mercado, atualmente não faltam rivais ao Outlander. Por isso mesmo, a Mitsubishi aposta forte nesta quarta geração.
Presente no mercado norte-americano há já algum tempo, só agora é que o novo Outlander chega à Europa, mas nem por isso surge com menos ambições.
Rival de propostas como o Nissan X-Trail, o Kia Sorento ou o Peugeot 5008, o Mitsubishi Outlander PHEV não esconde as origens, contando com todos os elementos visuais normalmente associados às propostas da Mitsubishi, em particular com a assinatura “Dynamic Shield” na secção dianteira.
Interior confortável
Neste primeiro contacto com o Outlander PHEV o modelo nipónico começou por impressionar pelo interior ergonómico, conjugando as mais valias dos omnipresentes ecrãs (tanto o central como o do painel de instrumentos medem 12,3’’) com a facilidade de utilização exclusiva dos comandos físicos.
Os materiais usados são agradáveis à vista e ao tato e a robustez está em bom plano, algo comprovado nos estradões alentejanos que pudemos percorrer neste primeiro contacto com o Outlander PHEV.
Ainda a bordo do maior SUV da Mitsubishi, destaque para o espaço disponível, para a bagageira com 500 litros de capacidade e ainda para o elevado grau de conforto.
Modo elétrico não só para a cidade
A animar o novo Mitsubishi Outlander PHEV encontramos um total de três motores: dois elétricos — o dianteiro com 116 cv (85 kW) e 255 Nm e o traseiro com 136 cv (100 kW) e 195 Nm — e um a gasolina com 2.4 l que debita 136 cv (100 kW) e 203 Nm.
O resultado da conjugação destes três motores é uma potência combinada de 302 cv (225 kW) e, como pudemos comprovar, prestações de muito bom nível, com o Outlander PHEV a revelar-se um bom estradista.
Porém, o seu maior argumento é mesmo a bateria com 22,7 kWh de capacidade que permite conduzir em modo 100% elétrico durante 87 km.
Com um funcionamento suave e eficaz em meio urbano, o modo elétrico impressiona também em estrada, mostra uma boa eficiência e permite circular em autoestrada sem quaisquer emissões.
Já o sistema de tração integral S-AWC (Super All Wheel Control) faz jus aos pergaminhos da Mitsubishi no campo do todo-o-terreno e, como pudemos comprovar, permite ao Outlander PHEV não só aventurar-se por caminhos enlameados com natural à-vontade como confere elevados níveis de aderência em piso molhado, reforçando a segurança.
Carregamentos fáceis e gama simples
Uma vez esgotada a carga da bateria, bastam 32 minutos num posto de carregamento rápido para alcançar 80% da carga. A única questão é que o Outlander PHEV continua a recorrer a uma ligação CHAdeMO, o padrão japonês.
Já num carregador doméstico convencional de 3,5 kW, a carga total demora aproximadamente 6,5 horas.
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Por fim, a gama do novo SUV da Mitsubishi pauta-se pela simplicidade: apenas duas versões, ambas com uma elevada oferta de equipamento de série: jantes de 18 ou 20’’, bancos em pele, iluminação LED e um sistema de som desenvolvido em parceria com a Yamaha.
Quanto aos preços, a versão base, a Intense, é proposta por 44 mil euros mais IVA (54 120 euros) à qual se segue a variante Instyle, disponível por 48 mil euros mais IVA (59 040 euros). Ora, tendo em conta os escalões de tributação autónoma, o Outlander posiciona-se no 2.º escalão.